Filmologia Crônica

Eu admiro a arte em suas mais variadas formas de apresentação, mas uma das que mais me impressiona é a arte da interpretação. Existem pessoas que assistem filmes pelo seu gênero, pelo seu tema ou simplismente por assistir; confesso que assisto os filmes por acaso, mas dou preferência a filmes estrelados por artistas dos quais sou fã. E digo isso mesmo, artistas, independente de atrizes ou atores, mesmo porque, todos nós somos atrizes e atores todos os dias de nossas vidas, seja quando enrolamos de leve nossos chefes, seja quando fazemos um charminho para nossos companheiros para ganhar um carinho a mais. Quando falo de arte da interpretação quero dizer um algo a mais. Quero citar aquele ator, ou atriz, que nos deixa de queixo caído com a atuação em algum filme ou programa.

Para iniciar resolvi citar aquele que, na minha opinião, é o maior ator de todos os tempos. Seu nome, James Byron Dean. O resto da história fala por si própria. Nascido em Marion, Indiana; Dean entrou para a história do cinema com suas excelentes atuações em " Juventude Transviada ( 1955 ) " , " Vidas Amargas ( 1955 ) " e " Assim caminha a humanidade ( 1956 )". Jimmy, como era conhecido pelos familiares e amigos, se tornou um ícone cultural de uma época em que a rebeldia juvenil explodia nos Estados Unidos e até hoje é lembrado como um atores mais talentosos e cativantes que já existiram. Suas interpretações viscerais o fizeram entrar no hall dos grandes atores da história do cinema e o título é mais do que merecido. Vendo os filmes fica difícil reconhecer com quem é Jim Stark, Cal Trask, Jett Rink ou James Dean, pois a conexão entre ator e personagem é sublime.Dezenas de frases ditas por Dean ecoam até hoje, trazendo um pouco de suas concepções e modos de ver a vida. Um modo James Dean de ser, rebelde sem causa. Frases como: "dream as if you´ll live forever, live as if you´ll die today" e "live fast, die young" fizeram o mito de James Dean ser cultuado ate os dias atuais. Prova disso é o seu site oficial ( http://www.jamesdean.com/ ) que traz fotos, histórias e curiosidades sobre o mito atrás do rebelde jovem de olhos azuis.

Dean morreu aos 24 anos de idade em um acidente automobilístico quando viaja em seu Porshe para uma corrida no Estado de Salinas. Seu legado viverá para sempre, pelo menos no que depender de mim.

Para os que não conhecem o trabalho desse grande gênio da arte, abaixo mando os trailes e trechos dos filmes de Dean. Quem tiver a curiosidade e resolver ver os filmes, garanto, não vai se arrepender.


Rebelde sem causa

Vidas Amargas

Assim Caminha a Humanidade


Agradeço novamente a atenção dos meus leitores e aproveito para lhes mostrar mais uma curiosidade a respeito do mito James Dean. Leiam o trecho abaixo.

1. James Dean e o Pequeno Bastardo
Em 30 de setembro de 1955, James Dean foi morto quando o Porsche 550 Spyder prata que ele chamava de Little Bastard (Pequeno Bastardo) foi atingido por um veículo que vinha na direção contrária. Um ano depois da batida de Dean, o carro seenvolveu em mais dois acidentes fatais e feriu outras seis pessoas. Depois do acidente, o que sobrou do carro foi comprado pelo projetista de hot rod George Barris, o "Rei dos Customizáveis". (Barris, que desenhou o Batmóvel, foi quem personalizou o Little Bastard para James Dean.)Enquanto estava sendo arrumado, o Pequeno Bastardo caiu sobre as pernas de um dos mecânicos e esmagou-as. Depois disso, Barris decidiu se livrar do carro maléfico: vendeu o motor e a transmissão do carro a dois médicos que participavam de corridas, e dois pneus para outra pessoa. Durante uma corrida, o carro que recebeu o motor saiu da pista e bateu numa árvore, matando o piloto. O carro que recebeu a transmissão travou e capotou várias vezes, deixando o outro médico-piloto gravemente ferido. A outra pessoa que comprou os pneus do Little Bastard foi parar no hospital, depois que os pneus explodiram simultaneamente, provocando um grave acidente.Barris então decidiu emprestar o que restou do carro para a California Highway Patrol, que faria uma exposição sobre a importância da segurança no trânsito. Na véspera do evento, um incêndio atingiu o galpão de exposição e todos os carros foram destruídos, exceto - é claro - o Pequeno Bastardo, que sobreviveu sem nenhum arranhão além dos que já tinha. Quando o carro foi colocado em exibição em Sacramento, caiu do display e quebrou o quadril de um adolescente que estava lá. O carro foi colocado dentro de um caminhão para ser levado de volta a Salinas, na Califórnia. O motorista perdeu o controle do caminhão no caminho, foi jogado para fora da cabine e esmagado pelo carro quando este caiu da carroceria.Em 1960, depois de ser exibido em Miami, os restos do carro maldito desapareceram a caminho de Los Angeles. O Little Bastard nunca mais foi visto depois disso.
( fonte - glugu.blogspot.com )




Grande abraço a todos.
Até o próximo post.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar. De verdade, agradeço de coração. Se você vai comentar é porque você leu; e se você leu, ja me deixou muito feliz.
Obrigado mesmo.
Volte mais vezes.